segunda-feira, julho 17, 2006

Attilio Santini, um génio em Cascais


A 31 de Janeiro de 1907, nasce em Udine, Attilio Santini. Com apenas 15 anos parte para França onde fica a trabalhar durante três anos. Em 1925 volta a Itália para cumprir o serviço militar, onde treina uma equipa de futebol do regimento. A sua paixão pelo futebol levou-o de volta a França, como jogador de futebol profissional para a equipa de Nantes.
Em 1944 abre, em Valência, o Café Santpol onde, mais tarde, veio a conhecer a sua cara metade, a sua esposa Isabel Catalan Saez.
A 20 de Julho de 1947 chega, finalmente, a Lisboa para dirigir a gelataria da Confeitaria Riviera, nos Restauradores, onde conhecerá o desenhador Robert que acabou por desenhar todas as taças e formas para gelado por si concebidas.
A loja que hoje conhecemos só abriu a 8 de Setembro de 1971, mas foi a
26 de Agosto de 1949 que Attilio Santini inaugurou a sua primeira gelataria em Cascais, apresentando pela primeira vez aos Cascaenses il gelati piu fini del mondo. Na sua inauguração, Attilio Santini ofereceu todos os gelados, que custavam a módica quantia de 1$50 o cone.
Nesta época, a família Santini vivia no piso superior da gelataria, cedendo por diversas ocasiões a sua casa para vestiário do traje de banho das famílias reais, que na época frequentavam o Estoril, de quem aliás se tornou fornecedor.
Das famílias mais modestas às famílias reais todos se renderam a estes fantásticos gelados, que até hoje levam dezenas... talvez centenas de pessoas todos os dias até à Avenida Valbom tendo, muitas vezes, que enfrentar filas enormes para se poderem deliciar com um gelado.
A Gelataria Santini é quase um local de romaria. Tem um je ne sais quoi muito especial e único, que faz dela um sítio fantástico para conversar ao sabor de um cone com morango, limão, chocolate, baunilha, avelã, moka, framboesa ou marabunta… Um sem fim de sabores para arrebatar até os paladares mais selectos.

Attilio Santini

Capa da revista italiana Época com a Princesa Maria Beatriz de Saboia
comendo um gelado Santini


Gelataria Santini (Av. Valbom)

6 comentários:

Anónimo disse...

Só tu LOL
Palavras para quê?

Anónimo disse...

Chic Chic é ter connections para não ficar barrada para entrar lá ao fim da noite!!! LOOOL
E viva nós e as nossas connections! E viva o Sr. Santini que tinha umas receitas de gelados maravilhosas que partilhou co povo Cascalense!!!!

~*Ni*~

Maya disse...

posso bater palmas? (acho qe isto diz tudo...)

Anónimo disse...

Tal como um gelado a tua escrita é muito fresca e muito doce. Continua! Bjinhos.

Anónimo disse...

Santini , essa bela instituição!!! Cremoso e saborosos. Palavras para quê? Quem não conhece o Santini, pode considerar-se uma pessoa sem qualquer tipo de cultura... Por sua vez, nós, umas pessoas nascidas em Cascais, não podiamos dispensar esta verdadeira maravilha dos Deuses. E viva o Santini!!!!

Anónimo disse...

attilio fuiste grande, entre los grandes.inteligencia de oro y corazon tierno y fuerte.Tus helados
pura naturaleza y sinfonia de gustos.Aun te lloro a ti,y a Isabel tu gran señora.donde esteis gracias!!!
y deseo a tu familia todo el amor y suerte para continuar en la lucha.besos
un amigo...vicente s.r.c.